Páginas

Pesquise No Blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Internet da UFPB é fortalecida na RNP

UFPB passa a integrar Ponto de Apoio (PA) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que deve melhorar o fluxo de informações na Internet.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passará a integrar, a partir desta segunda-feira (4), a nova rede da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)  na condição de Ponto de Apoio (PA). Segundo a RNP, a infraestrutura  dessa nova rede engloba 27 Pontos de Presença (PoPs), um em cada unidade da federação, além de ramificações para atender mais de 600 institutos de ensino e pesquisa em todo o país. Sendo a Paraíba o único estado que além do PoP haverá a presença de um PA.
 
A novidade, de acordo com o professor Sérgio de Albuquerque Souza, Coordenador Administrativo do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPB (NTI),  representa uma melhoria significativa no fluxo de dados entre UFPB e a Internet, pois o único enlace atual de 155Mb será substituído por dois enlaces de 10Gb (1Gb = 1.000Mb). “Ou seja, além do aumento considerável do enlace teremos também uma redundância no canal com a Internet”, completa o professor.
Ele mostrou que a principal vantagem para a UFPB será a existência desses dois enlaces da UFPB com a Internet. Caso um dos enlaces apresente problemas, a conexão da UFPB não será afetada, pois outro enlace será automaticamente usado e isto propicia ganhos em disponibilidades dos serviços da Internet para toda a comunidade da UFPB, de acordo com o professor Sérgio de Albuquerque.

O Ponto de Apoio da Paraíba (PA-PB) está localizado no Núcleo de Tecnologia da informação (NTI) e estará conectado por dois enlaces, cada um de 10Gb, com as cidades de Campina Grande-PB e Natal-RN. Mais detalhes pode ser visto no site: www.rnp.br/backbone/
Para ativação da novo link, é provável que a rede da UFPB fique instável e até mesmo indisponível por um certo tempo correspondente a janela de manutenção das 19h a 21h, desta segunda-feira. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...