Páginas

Pesquise No Blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Belo consegue efeito suspensivo e está de volta à Copa do Brasil

O Belo está de volta à Copa do Brasil. Na tarde desta sexta-feira (1º), o time conseguiu a vitória mais importante e difícil da temporada. O "jogo" aconteceu no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A Diretoria Jurídica do clube conseguiu um efeito suspensivo para que o jogo da volta contra o Caxias-RS, pela 2ª fase da competição, aconteça na próxima quarta (6).

O Botafogo havia sido condenado, em primeira instância, a pagar multa de R$ 1 mil e a perder pontos por ter escalado, de forma supostamente irregular, o atacante Edmundo na primeira partida.



Diante de tal decisão, o jogo de volta em Caxias do Sul acontece na próxima quarta (6), com a vantagem do time da casa por ter vencido no Almeidão, em João Pessoa, por 1 a 0. Mas a questão só terminará no dia seguinte, quando o Pleno do STJD julgará o recurso no mérito. Mesmo que se classifique em campo, o Botafogo terá que aguardar pelo resultado do julgamento para saber se segue ou não na competição. Se a pena for mantida, o Caxias fica com a vaga mesmo eliminado em campo. E se o Caxias já conquistar a vaga dentro das quatro linhas, o julgamento perde seu objetivo, mesmo que o Botafogo seja absolvido.

Entenda o caso

O atacante Edmundo, de 41 anos, foi suspenso por quatro jogos pelo STJD em 2009, quando ainda atuava no Campinense. Como só cumpriu três jogos da suspensão, o jogador deveria ter ficado de fora do jogo do Botafogo contra o Caxias, realizado no dia 16 de março, no Almeidão.

Em sessão da Primeira Comissão Disciplinar, o Botafogo foi punido por infração ao artigo 214, parágrafo 4º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O relator do processo no Pleno do STJD, o auditor Caio César Rocha entendeu pelo deferimento do efeito suspensivo tanto para a multa de R$ 1 mil como no sentido de suspender a decisão de eliminar o time paraibano da disputa. Para ele, o fato de o jogador ter ficado fora da partida no dia em que foi suspenso – que na verdade não conta para o cumprimento da pena – pode demonstrar a boa fé do Botafogo em não escalar o atleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...