Páginas

Pesquise No Blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Reitor diz que Idep coloca UFPB na vanguarda

Rômulo Polari apresentou Instituto de Desenvolvimento e mostrou como o órgão dará suporte cientifíco-tecnológico ao desenvolvimento sustentável da Paraíba

Reitor apresenta Idep

Em solenidade bastante prestigiada, durante evento de abertura do Ano de Extensão da UFPB, o Reitor Rômulo Polari fez uma demonstração minuciosa da atuação do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), a ser criado pela Universidade Federal da Paraíba. (UFPB)
Antes, o Reitor apresentou um panorama da realidade socioeconômica da Paraíba, lembrando que as três últimas décadas registram a sua involução socioeconômica relativa entre os estados nordestinos. Lembrou que a economia paraibana, nos anos 1960, era a quarta maior do Nordeste. O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba já chegou a superar estados como Maranhão e Rio Grande do Norte. Hoje, os PIBs desses estados estão bem superiores ao PIB paraibano.
Essa involução da Paraíba tem causas profundas, segundo Rômulo Polari. “Falta-lhe uma cultura pautada no desenvolvimento”, disse o Reitor, ao acrescentar que a criação dessa visão desenvolvimentista requer a participação de diversos segmentos da sociedade: políticos, empresários,trabalhadores, estudantes, intelectuais, comunidade acadêmico-científica.


Na sua exposição, o Reitor lembrou que a Paraíba, além de ser um dos estados mais pobres da Federação, é insuficientemente dotada de recursos naturais e capital produtivo. “A grande parte do seu território está incrustada no Polígono das Secas. Essas desvantagens comparativas prejudicam as atividades produtivas, mas não justificam, porém, o avanço do subdesenvolvimento paraibano”, disse Polari.


Para Polari, a superação do subdesenvolvimento da Paraíba só virá pela boa educação, em todos os níveis, e pela geração e absorção de ciência e tecnologia. Para pensar seriamente a superação dessa situação, a Paraíba, na visão do Reitor, precisa de um órgão para dar suporte científico-tecnológico ao seu desenvolvimento sustentável. E esta será a missão do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba: “Produzir, disseminar e promover a aplicação de conhecimentos científico-tecnológicos, artísticos e culturais integrados ao desenvolvimento socioeconômico sustentável da Paraíba”, anunciou.


Segundo o Reitor, nessa nova visão de sua integração com o desenvolvimento da Paraíba, a UFPB deve estar sempre na vanguarda, em termos de explicação dos problemas da sociedade, inclusive com projetos técnicos indicando e sugerindo propostas de solução. “Para tanto, a Universidade deve orientar, com maior ênfase do que em toda a sua história, as suas atividades de pesquisa e inovação científico-tecnológica à realidade paraibana”, completou.


O Reitor apresentou, ainda, os eixos temáticos para o desenvolvimento da Paraíba que vão pautar as atividades do Idep. Entre eles, estão: modernização, reorganização e eficiência administrativa do Governo do Estado e dos Municípios; infraestrutura e serviços básicos; recursos naturais e meio ambiente; educação, ciência e tecnologia; inovações tecnológicas e organizacionais para o setor produtivo; novas oportunidades econômicas para a Paraíba; políticas públicas e proteção social; arte e cultura paraibana; estrutura organizacional e de gestão.


Para isso, a UFPB vai reunir no Idep os reconhecidos e eficientes Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, Laboratório de Energia Solar, Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento, Laboratório de Ensaios de Materiais de Estruturas, Núcleo de Estudos e
Pesquisas em Materiais, Laboratório de Análise de Água, Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital, Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística.


O Idep reúne, também, o Laboratório de Estatística Aplicada ao Processamento de Imagens e Geo- processamento, Laboratórios Integrados para Pesquisa em Meio Ambiente, Novos Materiais Catalíticos e Fármacos, Laboratório de Combustíveis e Materiais, Laboratório de Instrumentação e Automação em Química Analítica e Quimioterapia, Laboratório de Estudos em Química Ambiental, Laboratório de Pesquisa em Bioenergia e Síntese Orgânica, Núcleo de Biotecnologia e Semi-Árido.


Famup – O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, elogiou a ação da UFPB na criação do Idep. Nas suas intervenções no debate, após a palestra de Polari, o prefeito colocou a Famup à disposição da Universidade para parcerias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...