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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Calourada Unificada FCM - dia 06/09 - Ilha da Farra ;)


II Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura (SECITEAC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO CUMUNITÁRIA
Convocatória N. 05/2011
XIII ENCONTRO DE EXTENSÃO
17 a 21 de outubro de 2011

 

1. Apresentação
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários convoca a Comunidade Universitária a participar do XIII ENCONTRO DE EXTENSÃO (ENEX), com o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ''Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenções de Riscos'', a ser realizado durante a II Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura (SECITEAC), no período de 17 a 21 de outubro de 2011, no Campus I, em João Pessoa, envolvendo os Campi I e IV, e no período de 25 a 27 de outubro de 2011, no Campus II, em Areia, envolvendo os Campi II e III.

2. Inscrição
As inscrições estão abertas no período de 01 a 20 de setembro de 2011, para a apresentação de trabalhos e deverão ser realizadas on line, pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) – http://sigproj1.mec.gov.br ficando o sistema aberto até o dia 20 de setembro às 23h59min.
As inscrições são feitas pelo coordenador do projeto mediante o preenchimento e envio da Ficha de Inscrição preenchida on line, anexando o arquivo (resumo ou artigo) de acordo com as normas estabelecidas nesta convocatória. Os autores e coautores só podem ser aqueles que estão registrados na equipe do referido projeto no SIGProj.

3. Submissão de trabalhos
Cada projeto do PROBEX/PROEXT/FLUEX poderá submeter um trabalho para apresentação na modalidade ORAL, pelo(s) aluno(s) bolsista(s), e outro(s) na modalidade PÔSTER, pelo(s) aluno(s) extensionista(s) e colaborador(es).
Os trabalhos poderão ser apresentados para publicação na forma de artigo ou resumo, sendo de inteira responsabilidade dos autores, sendo devidamente revisados pelo orientador/coordenador.

4. Áreas Temáticas
É fundamental a classificação do trabalho na área temática mais pertinente.

1. Comunicação Comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária, rádio universitária; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social; cooperação interinstitucional na área.
2. Cultura Desenvolvimento de cultura; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense; capacitação de gestores de políticas públicas do setor cultural; cooperação interinstitucional na área.
3. Direitos Humanos Assistência jurídica; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; direitos de grupos sociais; organizações populares; questão agrária; cooperação interinstitucional na área.
4. Educação Educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de educação; cooperação interinstitucional na área.
5. Meio Ambiente Preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e rural; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de meio ambiente; educação ambiental; gestão de recursos naturais, sistemas integrados para bacias regionais; cooperação interinstitucional na área.
6. Saúde Promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral a mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de droga; cooperação interinstitucional na área.
7. Tecnologia Transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; pólos tecnológicos; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de ciências e tecnologia; direitos de propriedades e patentes; cooperação interinstitucional na área.
8. Trabalho Reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas do trabalho; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho; cooperação interinstitucional na área.

5. Apresentação
Cada aluno(a) só poderá apresentar um trabalho, podendo fazer parte de outros trabalhos na qualidade coautor.
5.1. - Comunicação Oral:
a) Deverá ser realizada por um(a) aluno(a) bolsista;
b) Duração: 10 minutos para apresentação e 05 minutos para debate;
c) A exposição deve ser realizada, preferencialmente, em powerpoint.
5.2. - Pôster
a) Deverá ser realizado por aluno(s) extensionista(s) colaborador(es);
b) Tamanho do painel: 90 cm x 70 cm;
c) Os autores deverão permanecer junto aos seus painéis, para responder as questões;
d) O painel deverá ser afixado no local indicado, com a devida antecedência;
e) O painel deverá ser autoexplicativo.

6. Publicação
6.1. Artigos: Contendo 05 a 08 páginas no formato A4 com 03 cm de margem de cada lado, no editor de texto Word for Windows 6.0 ou superior (em .doc ou .rtf), digitado em fonte Arial tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5.
♦ Estrutura do Artigo: Identificação com título e autor(es), Resumo, Palavras-chaves (três), Introdução, Descrição metodológica, Resultados, Conclusão e Referências.
6.2. Resumo: Contendo no máximo 400 palavras (corpo do resumo) no formato A4 com 03 cm de margem de cada lado, no editor de texto Word for Windows 6.0 ou superior, (em .doc ou .rtf), digitado em fonte Arial tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5, sem parágrafos.
♦ Estrutura do Resumo: Identificação com título e autor(es), Palavras-chaves (três), Corpo do Resumo com breve descrição do trabalho desenvolvido (introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusão).
6.3. Identificação do Trabalho (Artigo ou Resumo): na 1ª linha deverá constar o título do trabalho em letra maiúscula, em negrito e centralizado; na 2ª linha o nome dos autores e coautores na sequência: nome, sobrenome (sem abreviações), usando letras maiúsculas e minúsculas. Especificar ao lado do nome dos participantes o número correspondente a: (1) aluno bolsista, (2) aluno colaborador, (3) orientador/coordenador, (4) professor colaborador e (5) servidor técnico colaborador. Na 3ª linha identificar o Centro, Departamento e o Edital do SIGProj (PROBEX, PROEXT, FLUEX) ao qual o projeto está vinculado (ver modelo). Espaçamento entre linhas simples e alinhamento centralizado.

Exemplo:
PISCICULTURA FAMILIAR COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO ASSENTAMENTO ESTIVA DE GERALDO, LUCENA-PB.
Fabiana Bezerra Marinho(1); Gabriela Marques Peixoto(2); Ana Elizabeth Dias da Silva(2); Jane Enisa Ribeiro Torelli(3); Maria Cristina Crispim(4); Gilson Melo(5)
Centro de Ciências Exatas e da Natureza/Departamento de Sistemática e Ecologia/PROBEX

7. Certificados
Serão emitidos dois certificados por trabalho apresentado, contendo título, nome do autor e coautores na mesma sequência enviada no trabalho.

8. Avaliação
Os trabalhos apresentados serão avaliados pelo comitê de avaliação da extensão, formado por professores e técnicos da Universidade Federal da Paraíba, nas diversas áreas temáticas, observando-se os seguintes indicadores: Apresentação, Domínio do conteúdo, Coerência entre objetivos propostos e os resultados obtidos, contribuição acadêmico-científica do trabalho.

9. Premiação
Serão premiados os 3(três) melhores trabalhos de cada área temática, segundo a indicação do comitê de avaliação da extensão.

10. Outras informações
Podem ser obtidas na coordenação do XIII ENCONTRO DE EXTENSÃO, na COPAC/PRAC, pelos fones 3216-7071 e 3216-7331 e email: secretariacopac@hotmail.com


João Pessoa, 29 de agosto de 2011.





Fernando Augusto Medeiros da silva Lúcia de Fátima Guerra Ferreira
Coordenação de Programas de Ação Comunitária Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Enade encerra inscrições nesta sexta-feira

Fonte: Agência de Notícias da UFPB/ Com assessoria 

 O exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e os alunos concluintes não poderão colar grau se não forem inscritos 


O processo de inscrições de estudantes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade-2011) será encerrado na próxima sexta-feira (19).

Neste ano, o Enade avaliará os estudantes da UFPB que serão diplomados nos cursos:
-  Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia;
- Bacharelado ou Licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Ciências da Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química, Química Industrial;
-  Licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música;
-  Tecnologia em Alimentos;
- Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Eng. Ambiental;

Conforme determina a Lei nº. 10.861 o Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e os alunos concluintes não poderão colar grau se não forem inscritos no prazo estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisío Teixeira (INEP).

As provas do Enade-2011 serão aplicadas em todo o país no dia 6 de novembro.

 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Conselho de um Velho Apaixonado - Carlos Drummond de Andrade



Quando encontrar alguém e esse alguém fizer 
seu coração parar de funcionar por alguns segundos,
preste atenção: pode ser a pessoa
mais importante da sua vida. 

Se os olhares se cruzarem e, neste momento, 
houver o mesmo brilho intenso entre eles,
fique alerta: pode ser a pessoa que você está
esperando desde o dia em que nasceu. 

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo 
for apaixonante, e os olhos se encherem
d'água neste momento, perceba:
existe algo mágico entre vocês. 

Se o 1º e o último pensamento do seu dia
for essa pessoa, se a vontade de ficar
juntos chegar a apertar o coração, agradeça: 
Algo do céu te mandou 
um presente divino: O AMOR. 

Se um dia tiverem que pedir perdão um
ao outro por algum motivo e, em troca, 
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos
e os gestos valerem mais que mil palavras,
entregue-se: vocês foram feitos um pro outro. 

Se por algum motivo você estiver triste,
se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa
sofrer o seu sofrimento, chorar as suas 
lágrimas e enxugá-las com ternura, que
coisa maravilhosa: você poderá contar 
com ela em qualquer momento de sua vida. 

Se você conseguir, em pensamento, sentir 
o cheiro da pessoa como
se ela estivesse ali do seu lado... 

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda,
mesmo ela estando de pijamas velhos, 
chinelos de dedo e cabelos emaranhados... 


Se você não consegue trabalhar direito o dia todo,
ansioso pelo encontro que está marcado para a noite... 

Se você não consegue imaginar, de maneira
nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado... 

Se você tiver a certeza que vai ver a outra 
envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção
que vai continuar sendo louco por ela... 

Se você preferir fechar os olhos, antes de ver
a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. 

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes 
na vida poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. 

Às vezes encontram e, por não prestarem atenção
nesses sinais, deixam o amor passar, 
sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. 

É o livre-arbítrio. Por isso, preste atenção nos sinais.
Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem 
cego para a melhor coisa da vida: o AMOR !!!


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ex-presidente Lula receberá título da UFPB

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo 


O título de “Doutor Honoris Causa” é a maior distinção que uma universidade pode atribuir a alguém. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por maioria dos seus membros do Conselho Universitário (Consuni), decidiu homenagear o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva com a outorga do título pela contribuição no processo de expansão e modernização de grande porte das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPB e outras Instituições Federais de Ensino Superior. Esse processo foi iniciado em 2005 com o Programa de Interiorização do Ensino Superior e complementado e aperfeiçoado, a partir de 2007, com o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades (REUNI).
A concessão do título foi proposta ao Consuni pelo próprio reitor, professor do Departamento de Economia Rômulo Soares Polari, que presidirá a solenidade de entrega, ao lado da vice-reitora, professora Yara Matos. O relator do processo do título de Doutor Honoris Causa a Lula foi o conselheiro Eduardo Rabenhrost.
Segundo o reitor, em documento enviado ao chefe do Departamento de Economia professor Ivan Targino, a homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados pelo presidente Lula no período de 2003 a 2010 como gestor público e que foram fundamentais às realizações significativas do governo que presidiu, especialmente para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, para o novo papel do Estado no mundo econômico, para o Sistema Nacional das Instituições de Ensino Superior e para o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
 A UFPB está mais do que duplicando a sua dimensão acadêmica de 2005 para 2011. É o seu maior processo de expansão e reestruturação, desde a sua criação, em 1955. No ensino de graduação, o número de cursos aumentou de 50 para 104, as vagas para novos integrantes passaram de 3.700 para 8.100 e o número de alunos matriculados de 18.759 para 29.629.A solenidade de entrega do título ainda não foi marcada e vai depender da agenda do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.
 No ensino de pós-graduação, o número de cursos de mestrado aumentou de 32 para 50 e o de cursos de doutorado de 12 para 28. O número de alunos de mestrado aumentou de 1.414 para 2.993 e o de alunos de doutorado de 470 para 1.290.
  
A melhoria acadêmica da UFPB é incontestável. Nas avaliações do ensino superior, o MEC utiliza o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), que vai de 1 a 5. No Nordeste, somente as UFPB, UFCG, UFPE, UFCE, UFPB e UFRN têm IGC igual a 4.


O homenageado
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Casado com Marisa Letícia, desde 1974, tem cinco filhos. Lula, por sua vez, é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello. Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão "pau de arara". Foi morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá. Foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. Em 1956, a família mudou-se para São Paulo, passando a morar num único cômodo, nos fundos de um bar, no bairro de Ipiranga. Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego numa tinturaria. Também foi engraxate e office-boy. Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembléia Constituinte.  Foi presidente da república por duas vezes.
Desde 1992, Lula atua como conselheiro do Instituto Cidadania, organização não-governamental criada após a experiência do Governo Paralelo, voltado para estudos, pesquisas, debates, publicações e principalmente formulação de propostas de políticas públicas nacionais, bem como de campanhas de mobilização da sociedade civil rumo à conquista dos direitos de cidadania para todos. 

Link: http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=12916
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